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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.283-303. ISSN 0870-8231.

Este artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou-se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um pro-grama de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.

Palavras-chave : Consciência fonológica; Conceptualizações infantis sobre a escrita; Aprendizagem da leitura.

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