15 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo . []. , 15, 2, pp.283-303. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou-se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um pro-grama de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.^len^aThis article tries to analyse the relationship between the development of phonological competence and the evolution of children´s conceptions about written language, in pré-syllabic children through two empirical studies. In the first one we used a training programme with the purpose of producing changes in the way children represent written language. The trainning was efficient since all the children progressed to a level that represents written language related to the syllabic hypothesis. Also the children that were submitted to this programme made progress in their phonological skills, most of all in their abilities to manipulate syllabic units. The second research is centered in a phonological training programme focused in the syllabic units. Through this training programme the children made significant progress in their phonological skills, but this programme had also implications in the way children represent written language, since their written productions became regulated by the syllabic hypothesis.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License