SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resoluçãoNíveis de análise da ancoragem das representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento: Das posições sociais objectivas às identidades sociais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

SILVA, Ana Cristina. Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.283-303. ISSN 0870-8231.

Este artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou-se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um pro-grama de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.

Keywords : Consciência fonológica; Conceptualizações infantis sobre a escrita; Aprendizagem da leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License