15 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

FARIA, Luísa. Diferenças de sexo nas atribuições causais: Inconsistências e viés . []. , 15, 2, pp.259-268. ISSN 0870-8231.

O estudo das diferenças de sexo nas atribuições causais e suas dimensões apresenta resultados inconsistentes, modelos diversos e viés relacionados com o tipo de tarefas usadas nos estudos, com o contexto em que decorrem e, ainda, com variáveis motivacionais e relativas aos papéis sexuais, responsáveis por diferenças de sexo nas atribuições causais. O facto dos diferentes modelos (da externalidade global, da auto-de-preciação e das baixas expectativas) para explicarem as diferenças de sexo nos padrões atribucionais, apresentarem como conclusão comum, apenas a evidência de que as raparigas não atribuem o seu sucesso à elevada capacidade, existindo uma maior tendência destas para atribuirem os seus resultados à sorte (Frieze, Whitley, Hanusa & McHugh, 1982), sugere a necessidade de considerar as diferenças, ligadas ao sexo e aos papéis sexuais, como processos - em vez de categorias estáticas -, influenciados por múltiplos factores individuais e de contexto, que apenas podem ser compreendidos quando inseridos no contexto social (Deaux, 1984).

: Atribuições causais; Sexo; Expectativas de sucesso.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License