SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de RorschachDiferenças de sexo nas atribuições causais: Inconsistências e viés índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SAMPAIO, Ana Cristina  e  LOURENCO, Orlando. Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.245-257. ISSN 0870-8231.

Este artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio deaspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).

Palavras-chave : Moralidade do dever; Moralidade da aspiração; Erro educacional fundamental; Domínios moral; pró-social e académico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons