15 2Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SAMPAIO, Ana Cristina    LOURENCO, Orlando. Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais . []. , 15, 2, pp.245-257. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio deaspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).^len^aThis article presents an empirical study on the fun-damental-educational error. Participants were 96 children (i.e., 48 first-graders and 48 fourth-graders), their teachers (N=96) and their parents (N=192; i.e., 96 mothers and 96 fathers). Each participant was first presented with hypothetical scenarios involving both violations of, and adherences to, moral, prosocial and academic norms, and then asked to choose between sanctioning a negative or a positive act. The results showed (1) that the fundamental-educacional error was committed by both children and their teachers and parents; (2) that this type of error increased with chil-dren´s age; (3) that this kind of error was more prevalent in the moral than in prosocial and academic domains; and (4) that there were clear manifestations of the morality of duty (i.e., fundamental-education error) even in the academic domain, a domain judged to be a typical aspirational domain.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License