SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O segundo erro de René Descartes: Diálogo e criatividadeErro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

VIVES, María. Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach. Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.229-244. ISSN 0870-8231.

Esta investigação pretende detectar se determinadas variáveis estruturais do teste de Rorschach podem traduzir as «Relações Objectais», concepção iniciada por Freud e continuada por Klein, Fairnbain e Winnicot, entre outros. Para o verificar, foram utilizadas 5 amostras diferentes: 60 pacientes esquizofrénicos, 30 «agudos» e 30 «crónicos»; 10 sujeitos não pacientes da «terceira idade»; 20 crianças caracteriais de 8 e 9 anos, e um grupo de controlo de 31 crianças não pacientes de 8 anos. As análises quantitativas-qualita-tivas efectuadas viriam a mostrar como o teste de Rorschach identifica as «posições» Kleinianas, enfatizando uma vez mais, a contribuição da teoria psicanalítica das «relações de objecto» para a evolução psicológica.

Palavras-chave : Relações de objecto; Rorschach; Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons