SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2O segundo erro de René Descartes: Diálogo e criatividadeErro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

VIVES, María. Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach. Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.229-244. ISSN 0870-8231.

Esta investigação pretende detectar se determinadas variáveis estruturais do teste de Rorschach podem traduzir as «Relações Objectais», concepção iniciada por Freud e continuada por Klein, Fairnbain e Winnicot, entre outros. Para o verificar, foram utilizadas 5 amostras diferentes: 60 pacientes esquizofrénicos, 30 «agudos» e 30 «crónicos»; 10 sujeitos não pacientes da «terceira idade»; 20 crianças caracteriais de 8 e 9 anos, e um grupo de controlo de 31 crianças não pacientes de 8 anos. As análises quantitativas-qualita-tivas efectuadas viriam a mostrar como o teste de Rorschach identifica as «posições» Kleinianas, enfatizando uma vez mais, a contribuição da teoria psicanalítica das «relações de objecto» para a evolução psicológica.

Keywords : Relações de objecto; Rorschach; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License