SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Intervenção terapêutica no autismo e nas psicoses precocesAplicación de la teoría de las posiciones en el Test de Rorschach índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SALGUEIRO, Emílio. O segundo erro de René Descartes: Diálogo e criatividade . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.2, pp.221-228. ISSN 0870-8231.

O autor procura analisar os dois erros de Descartes (a separação entre o corpo e o espírito, e a separação entre o próprio e o outro) à luz da criatividade poética de Fernando Pessoa, e da criatividade científica de Sigmund Freud. Sublinha a importância do diálogo na construção de ideias novas, coloca o nascimento da psicanálise na recusa feita por Freud dos erros de Descartes, e procura entender estes «erros» à luz de dados biográficos e de três sonhos do próprio Descartes. Considera importante o facto de que a nova neuropsicologia, que António Damásio (1994) tem vindo a construir, tem em conta o corpo e as suas emoções, assim como o enraizamento dos processos mentais inconscientes no próprio corpo, e propõe o fomento de diálogos frutuosos entre a neuropsicologia e a psicanálise.

Palavras-chave : Diálogos criativos; Erros de Descartes; Nascimento da psicanálise; Neuropsicologia das emoções e dos afectos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons