SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Sobre o uso de estatística de simulação em estudos de comportamentoIdentidade social, auto-estima e resultados escolares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

GONCALVES, Miguel M.  e  GONCALVES, Óscar F.. As razões que a razão desconhece: Penso, logo engano-me? . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.1, pp.111-122. ISSN 0870-8231.

Neste artigo realiza-se uma revisão dos estudos sobre análise de razões, desenvolvidos nas duas últimas décadas por Wilson et al. (cf., Wilson & Schooler, 1991). Este programa de investigação tem demonstrado de forma sistemática que a análise de razões acerca do nosso comportamento produz efeitos disfuncionais, reduzindo a congruência atitude (medida de auto-relato)-comportamento ou conduzindo a uma menor satisfação pós-escolha em bens de consumo. São analisadas as propostas interpretativas desta disfuncionalidade, a possibilidade de interpretar estes resultados como uma função da desejabilidade social e o papel que as razões explicativas poderão ter na vida quotidiana. Finalmente, é proposta uma re-interpretação dos resultados destes estudos a partir da distinção entre pensamento narrativo e pensamento paradigmático (Bruner, 1986).

Palavras-chave : Disfuncionalidade da análise de razões; congruência relatos verbais-comportamento; congruência atitude-comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons