SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Sexualidade no terceiro trimestre de gravidezArando na profilaxia das infecções urinárias recorrentes: revisão baseada na evidência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Clínica Geral

versão impressa ISSN 0870-7103

Resumo

MARTINS, Mariana; FERNANDES, José Luís  e  COSTA, Vânia. Fitoestrogénios no tratamento dos sintomas vasomotores da peri e pós-menopausa. Rev Port Clin Geral [online]. 2011, vol.27, n.5, pp.444-450. ISSN 0870-7103.

Objectivo: Avaliar a eficácia dos fitoestrogénios no tratamento dos sintomas vasomotores da peri e pós-menopausa. Fontes de dados: UptoDate, MEDLINE, Cochrane Library, Bandolier, DARE, TRIP, National Guideline Clearinghouse, Índex de Revistas Médicas Portuguesas e revistas especializadas. Métodos de revisão: Pesquisa bibliográfica utilizando os termos MeSH phytoestrogens, perimenopause, postmenopause e hot flashes, publicados entre Janeiro de 2000 e Janeiro de 2011, em Inglês e Português. Foi utilizada a Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) para avaliação da qualidade dos estudos e posterior atribuição de níveis de evidência e forças de recomendação. Resultados: Dos 78 artigos identificados, foram seleccionados 14 (um sistema, quatro normas de orientação clínica, três meta-análises, quatro revisões sistemáticas e dois ensaios clínicos aleatorizados controlados). A recomendação do Uptodate e uma meta-análise publicada na Cochrane (nível de evidência 1) concluem não haver eficácia dos fitoestrogénios. Os resultados dos restantes artigos analisados, na generalidade com nível de evidência 2, são conflituosos e a maioria demonstra não haver benefício com o uso dos fitoestrogénios na redução da severidade e frequência dos sintomas vasomotores da peri e pós-menopausa. Conclusões: Da revisão da evidência encontrada, o uso dos fitoestrogénios parece ser ineficaz na redução dos sintomas vasomotores da peri e pós-menopausa (Força de Recomendação A). Denotam-se diferenças entre os desenhos dos estudos, particularmente no tipo e dose de composto avaliado.

Palavras-chave : Fitoestrogénios; Perimenopausa; Pós-menopausa; Fogachos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )