SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Estimativa das Produções de Cortiça Virgem Resultantes das Operações de Desbastes e Desboia em Montados de Sobro em Fase JuvenilDistribuição, hospedeiros e parasitóides de Monochamus galloprovincialis em Portugal Continental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Silva Lusitana

versión impresa ISSN 0870-6352

Resumen

CASTRO, Renato et al. Competição em Nível de Árvore Individual em uma Floresta Estacional Semidecidual. Silva Lus. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.43-66. ISSN 0870-6352.

Este estudo teve como objetivo avaliar a correlação entre diferentes índices de competição com o crescimento diamétrico (Δdap), crescimento em altura (ΔHt) e probabilidade de mortalidade (Pm) em árvores individuais de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual Montana em estágio médio de sucessão ecológica. Foram avaliadas três categorias de índices, sendo cinco índices independentes (IID), dois dependentes (IDD) e quatro índices semi-independentes da distância (ISD). Para os índices independentes e semi-independentes da distância foram avaliados dois raios de vizinhança: seis e três metros. Os dados empregados foram provenientes de dez parcelas monitoradas durante 14 anos, em cinco ocasiões, localizadas no município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Os índices de competição foram avaliados a partir de análises gráficas e coeficientes de correlações lineares entre cada índice e as variáveis Δdap, ΔHt e Pm. As correlações foram calculadas para todas as espécies em conjunto e para 36 espécies isoladamente, que apresentaram densidade (número de árvores) maior ou igual a 10 indivíduos. De maneira geral, todas as categorias de índices de competição (IID, IDD e ISD) apresentaram índices correlacionados com o crescimento e mortalidade de árvores individuais, com superioridade dos índices semi-independentes da distância. Em relação ao raio de competição, para os índices dependentes e semi-independentes, foi observado superioridade para o raio de 6 m, para todas as variáveis. Assim sendo, observou-se a potencialidade de todas as categorias de índices de competição em estudos de crescimento e produção em nível de árvore individual em Floresta Estacional Semidecidual Montana, em nível médio de sucessão ecológica. Os resultados servirão de subsídio para a inclusão de índices de competição em modelos de crescimento e produção em nível de árvore individual em florestas inequiâneas, especialmente em Floresta Estacional Semidecidual Montana, em nível médio de sucessão ecológica.

Palabras clave : Floresta Estacional Semidecidual Montana; índices dependentes da distância; índices independentes da distância; índices semi-independentes da distância; correlação linear.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )