SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Modelação da produção de pinha em pinheiro-manso em Portugal recorrendo a modelos lineares mistosCompetição em Nível de Árvore Individual em uma Floresta Estacional Semidecidual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PAULO, Joana Amaral  e  TOME, Margarida. Estimativa das Produções de Cortiça Virgem Resultantes das Operações de Desbastes e Desboia em Montados de Sobro em Fase Juvenil. Silva Lus. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.29-42. ISSN 0870-6352.

A fase juvenil do sobreiro antecede a altura da primeira receita obtida pela exploração da cortiça no montado de sobro. Esta é obtida com o primeiro descortiçamento, no qual se obtém cortiça virgem de baixo valor comercial. Em plantações recentes, efetuadas por vezes com densidades consideráveis, não são raros os casos em que são necessários desbastes na fase juvenil, de forma a reduzir e selecionar os efetivos. Durante estes desbastes, geralmente efetuados em simultâneo com a desboia do povoamento mesmo que parcial, são produzidas grandes quantidades de materiais e cortiça virgem. É apresentada uma metodologia expedita para o cálculo das quantidades de cortiça virgem produzidas, a qual exige apenas a medição do diâmetro à altura do peito nas árvores.

Palavras-chave : sobreiro; cortiça virgem; estado juvenil; desboia; desbaste.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )