SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 númeroESPECIALMetro do Porto: O Crescimento e a Instalação das Árvores no Espaço UrbanoEfeito da Intervenção Cultural na Caracterização Morfológica de Diferentes Proveniências de Quercus suber índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

VIANA, Helder; MARQUES, Carlos Pacheco  e  FONSECA, Teresa. Predição da Biomassa Aérea da Pinus pinaster Aiton por um Sistema de Equações Aditivas Integrado no Simulador Open Source ModisPinaster . Silva Lus. [online]. 2013, vol.21, n.Especial, pp.77-86. ISSN 0870-6352.

Neste estudo foram estabelecidos modelos para estimar a biomassa aérea de pinheiro-bravo (Pinus pinaster Aiton.) considerando as componentes individuais, tronco, casca, bicada, ramos e agulhas. De forma a garantir a aditividade entre as componentes de biomassa, foi ajustado um sistema de equações de regressão aparentemente não relacionadas (SUR). Recorrendo ao método destrutivo foram medidas e pesadas 77 árvores, recolhidas em 16 povoamentos florestais na região Norte-Centro de Portugal. As componentes de biomassa das árvores foram separadas e pesadas individualmente e, após determinação da fração de humidade, foi determinado o seu peso seco. Das variáveis biométricas medidas, o diâmetro à altura do peito e a altura total da árvore foram as que melhor se correlacionaram com a biomassa das componentes consideradas e, por isso, utilizadas em todas as equações incluídas no sistema ajustado. As estatísticas da regressão, coeficiente de determinação ajustado (R2aj) e valor percentual do desvio padrão dos resíduos (syx), mostraram uma boa qualidade de ajustamento para a estimação da biomassa aérea total (R2aj=0.986, syx=13.7%). A menor capacidade preditiva foi observada nas equações respeitantes às componentes bicada (R2aj=0.71, syx=22.3%) e ramos (R2aj=0.79, s yx=51.1%). A comparação com equações disponíveis na bibliografia, para a mesma espécie, confirmou que os novos modelos de biomassa conduzem a estimativas mais exatas nos povoamentos estudados. Finalmente, o sistema de equações desenvolvido foi integrado no modelo de crescimento e produção ModisPinaster. Esta ferramenta open source, disponível na plataforma Capsis (http://www.inra.fr/capsis/help_en/modispinaster) permite, entre outras funcionalidades, a estimativa da biomassa aérea em pinhal bravo, de acordo com diferentes cenários de gestão escolhidos pelo utilizador.

Palavras-chave : Biomassa; Pinheiro-bravo; Regressão por equações aparentemente não relacionadas (SUR); ModisPinaster.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )