SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1-2Selection of Suitable Species for BioengineeringEffectiveness Indicators for Forest Owner's Association in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

BONIFACIO, Luis; PRAIAS, Fernando  and  SOUSA, Edmundo. Desenvolvimento de Métodos para a Captura de Monochamus galloprovincialis (Coleoptera: Cerambycidae), Vetor do Nemátode da Madeira do Pinheiro, com Compostos Aleloquímicos do Pinheiro Bravo, em Portugal. Silva Lus. [online]. 2012, vol.20, n.1-2, pp.39-53. ISSN 0870-6352.

Diferentes armadilhas e variações (sete), iscadas com atraentes químicos, foram testadas em Portugal entre 2001 e 2004. O objetivo era verificar a eficiência na atração e captura do longicórnio do pinheiro, Monochamus galloprovincialis. Este é o inseto vetor do nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) (Bursaphelenchus xylophilus). Todas as armadilhas testadas foram construídas no laboratório do INRB (ex-Estação Florestal Nacional), sendo algumas de interceção enquanto outras apresentavam silhueta visual. Em todas foram colocados atraentes químicos (etanol, aguarrás e α-pineno) originários do hospedeiro do NMP, o pinheiro-bravo. Foram testadas em quatro ensaios realizados de modo sucessivo, em que as piores combinações foram eliminadas e as melhores admitidas no ensaio seguinte. A melhor combinação era constituída por uma armadilha de painéis cruzados transparentes com um conjunto atrativo constituído por etanol e aguarrás, apresentados em recipientes separados. Finalmente são discutidas as implicações dos resultados obtidos no controlo das populações de M. galloprovincialis.

Keywords : Bursaphelenchus xylophilus; armadilhas; atraentes químicos; pinheiro-bravo.

        · abstract in English | French     · text in English     · English ( pdf )