SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1-2Evolução do Potencial de Sequestro do Carbono Atmosférico num Eucaliptal após o CorteDesenvolvimento de Métodos para a Captura de Monochamus galloprovincialis (Coleoptera: Cerambycidae), Vetor do Nemátode da Madeira do Pinheiro, com Compostos Aleloquímicos do Pinheiro Bravo, em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

BIFULCO, Carlo  e  REGO, Francisco Castro. Seleção de Espécies Lenhosas Adequadas às Técnicas de Engenharia Natural. Silva Lus. [online]. 2012, vol.20, n.1-2, pp.15-38. ISSN 0870-6352.

A engenharia natural, desenvolvida na Europa central depois da segunda guerra mundial e na Europa mediterrânica nos últimos vinte anos, tem-se recentemente desenvolvido em Portugal com grandes potencialidades de expansão. Para a estabilização e a consolidação das encostas a engenharia natural utiliza árvores e arbustos autóctones com boa capacidade de propagação vegetativa. Uma das características essenciais destas espécies, quer se empreguem como estacas ou plantas inteiras, é a possibilidade de enterrar o seu caule, em cerca de um metro, sem que este facto comprometa a sua viabilidade. Neste artigo seleciona-se uma lista de espécies da flora continental portuguesa com base no conhecimento prático adquirido e nas publicações técnico-científicas de Portugal, da Europa central e centro-meridional. São posteriormente definidos grupos de espécies da flora portuguesa que podem ser consideradas como (i) adequadas para aplicação em obras de engenharia natural em Portugal e (ii) provavelmente adequadas, carecendo de um maior conhecimento através da realização de trabalhos de investigação. Sobre estas últimas prevê-se continuar o seu estudo através de um programa de ensaios para avaliação das suas características biotécnicas.

Palavras-chave : Engenharia natural; propagação vegetativa; estacas; enraizamento; raízes adventícias; flora continental portuguesa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )