SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Avaliação do Risco de Incêndio Florestal no Concelho de ArganilCrescimento de Corymbia citriodora sob Aplicação de Boro nas Épocas Secas e Chuvosas no Mato Grosso do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

LEITE, Helio et al. Classificação da Capacidade Produtiva de Povoamentos de Eucalipto Utilizando Diâmetro Dominante. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp.181-195. ISSN 0870-6352.

Este estudo foi conduzido para avaliar as seguintes hipóteses: H0(1): a classificação da capacidade produtiva de povoamentos equiénios de eucalipto não desbastados pode ser feita empregando o diâmetro das árvores identificadas como dominantes; H0(2): índices de local definidos com base no diâmetro dominante são mais correlacionados com a área basal e a produção em volume, do que os índices definidos com base na altura das árvores dominantes; e H0(3): a variável altura dominante pode ser substituída com eficiência, em modelos hipsométricos, pela variável diâmetro dominante. Para avaliação dessas hipóteses foram empregados dados de 523 parcelas permanentes de inventários florestais contínuos conduzidos em povoamentos de clones de eucalipto, com espaçamento inicial de 3,0 x 3,0m. As curvas de índices de local foram construídas empregando o método da curva-guia assumindo uma idade índice de 70 meses, ao estimar a altura dominante (A) ou diâmetro dominante (B) em função da idade. Em seguida, o modelo de Clutter foi ajustado com o índice de local obtido pelas duas alternativas (A e B). A partir dos modelos ajustados pelas duas alternativas foram também simulados diferentes combinações de idades e pesos de desbaste. Em ambos os casos, o modelo foi ajustado com todos os dados disponíveis (geral) e por classes de capacidade de produção (produtividade alta, média e baixa). As hipóteses 1 e 3 foram aceites e a hipótese 2 foi rejeitada.

Palavras-chave : Índice de local; Eucalyptus sp.; método da curva-guia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )