SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Governança Participativa no Planeamento da Paisagem Florestal: uma Aplicação à Itália do SulClassificação da Capacidade Produtiva de Povoamentos de Eucalipto Utilizando Diâmetro Dominante índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ANTUNES, Catarina Carvalho; VIEGAS, Domingos Xavier  e  MENDES, José Manuel. Avaliação do Risco de Incêndio Florestal no Concelho de Arganil. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.2, pp.165-179. ISSN 0870-6352.

O presente trabalho descreve o risco de incêndio florestal como um risco natural, e tem como objectivo fazer a sua avaliação de acordo com o modelo conceptual de risco internacionalmente aceite. Para área de estudo, foi seleccionado o concelho de Arganil devido à sua extensa área florestal, à sua apreciada paisagem natural, ao património histórico-cultural e aos espaços de recreio, a fim de se aplicar uma metodologia original de integração das variáveis físicas e sociais, com impacte no risco de incêndio, através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Além disso, identificaram-se os elementos em risco e efectuou-se o cálculo do seu dano potencial. Como resultado desta análise obtiveram-se dois mapas de risco: um respeitante às perdas económicas e outro às perdas ambientais. A metodologia seguida permitiu avaliar, por um lado, onde é mais provável que um incêndio florestal ocorra e, por outro, onde existe maior potencial de perda. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, no concelho de Arganil, o índice de perigosidade é elevado embora o índice de risco de incêndio florestal seja reduzido. Fica também demonstrado que o cálculo do índice de risco de incêndio florestal baseado no valor paisagístico revela que áreas como a Mata da Margaraça, a Aldeia Histórica do Piódão e outros elementos de recreio florestal, são os que podem sofrer as maiores perdas relativas com os incêndios florestais, o que teria graves consequências no turismo e na economia da região.

Palavras-chave : Incêndio florestal; perigosidade; risco; dano potencial.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )