SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALAnálise Espacial na Gestão Florestal na Toscânia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ZAMOUM, Mohamed et al. Prospeção Preliminar de Nemátodos e Fungos Entomopatogénicos em Solos Florestais da Argélia. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.141-145. ISSN 0870-6352.

A distribuição natural e a diversidade de nemátodos e fungos entomopatogénicos em vários biótipos da Argélia foram estudadas, incidindo particularmente em florestas de cedro, carvalho, pinheiro, eucalipto e palmeiras. O objetivo do estudo foi identificar nemátodos e/ou fungos que possam vir a ser utilizados em futuros programas de controlo biológico de pragas florestais. Amostragens de solo foram efetuadas em 223 locais da Argélia, entre Abril de 2007 e Março de 2008. Para capturar os nemátodos e fungos foi utilizado o método do "inseto-armadilha" do "inseto-armadilha", usando-se como isco lagartas de Galleria mellonella (Lep., Pyralidae), Thaumetopoea pityocampa (Lep., Thaumetopoeidae) e Lymantria dispar (Lep. Lymantriidae). Detetou-se a presença de nemátodos entomopatogénicos em 8,1% dos locais amostrados e de fungos em 9,9%. A presença destes organismos em oásis pode derivar de características micro-climáticas particulares, nomeadamente de temperatura e humidade. Foram identificados nemátodos pertencentes à família Steinernematidae e ao género Steinernema, e cerca de 10 espécies de fungos, nomeadamente: Beauveria bassiana, Fusarium sp., Alternaria sp., Penicellium sp., Trichoderma sp., Sordaria sp., Mucor sp., Chaetomium globosum, Aspergillus nigricans e Rhizopus nigricans. A maioria dos fungos foi isolada como conídios, excepto Chaetomium globosum que apresentou a forma perfeita com peritecas. A presença dos nemátodos e fungos parece estar dependente do coberto florestal dominante, seja ele sobreiro (35%), cedro (12,5%), pinheiro (12,5%), palmeira (10%) ou eucalipto (7,5%).

Palavras-chave : Entomopatogénico; nemátodos; fungo; pragas florestais; controlo biológico; Argélia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )