SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALOs Inseticidas Obtidos de TerebentinaProspeção Preliminar de Nemátodos e Fungos Entomopatogénicos em Solos Florestais da Argélia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MARZIALI, Lorenzo; MARIANELLI, Leonardo; BAGNOLI, Marco  e  ROVERSI, Pio Federico. Análise Espacial na Gestão Florestal na Toscânia. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.134-140. ISSN 0870-6352.

Com base no projeto de monitorização das florestas da Toscânia (META project), uma campanha de monitorização tem sido realizada desde o ano 2000 para formar uma base de dados histórica e um mapeamento regional rigoroso, permitindo obter um conhecimento atualizado do estado fitosanitário das florestas da Toscânia (Itália). O objetivo do presente trabalho foi estudar o nível e a tendência populacional de duas pragas muito importantes na região, a cochonilha do pinheiro bravo Matsucoccus feytaudi Duc. (Hom. Coccoidea Margarodidae) e a processionária dos carvalhos Thaumetopoea processionea (L.) (Lep. Thaumetopoeidae), de modo a prever novos surtos destas pragas florestais. A monitorização da cochonilha foi feita recorrendo a armadilhas iscadas com feromonas colocadas no terreno em pontos de observação selecionados e geo-referenciados. Os dados obtidos foram usados para construir uma base de dados geo-referenciada através de "Thiessen Polygons algorithm", tendo sido analisados pelo método "Least Accumulative Distance", de modo a obter um mapeamento de previsão de ocorrência. A processionária dos carvalhos foi monitorizada através da recolha periódica de ramos atacados e com posturas antigas e recentes. A dinâmica populacional desta praga foi analisada por um índice de tendência (trend index). Uma base de dados geo-referenciada foi elaborada através do sistema "Inverse Distance Weighted Interpolation" (IDW). Os resultados obtidos permitiram prever os níveis de infestação. Os mapas obtidos através desta análise espacial são atualmente usados como ferramentas de gestão de pragas florestais na Toscânia.

Palavras-chave : Matsucoccus feytaudi; Thaumetopoea processionea; monitorização; análises espaciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )