SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALAssociação Scolytus intricatus - Bursaplelenchus eremus em Carvalhos em ItáliaInsectos Escolitídeos (Coleoptera: Curculionidae: Scolytidae) associados a Pinus brutia e Cupressus sempervirens no Norte do Chipre índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

KISSAYI, Khadija. Sobrevivência e Vigor de Espécies de Eucaliptos em Marrocos e Relação com Ataques de Phoracantha semipunctata Fabricius (Coleoptera: Cerambycidae). Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.105-115. ISSN 0870-6352.

Embora os eucaliptos sejam considerados como tendo um elevado grau de resistência ao ataque de pragas e doenças, por vezes podem sofrer ataques intensos de insetos tais como a broca do eucalipto, Phoracantha semipunctata (Fab.). Em Marrocos esta praga introduzida foi detetada pela primeira vez na zona de Selouane, a 9km da cidade de Nador, por Chararas em 1973. Este inseto aparenta ter sido raro até 1980-1981, quando uma seca severa que durou de 1980 a 1986 provavelmente contribuiu para a sua instalação e dispersão em Marrocos. Atualmente esta praga pode ser encontrada dispersa por todo o país, desde Oujda a Este até à costa Atlântica a Oeste, e de Tânger a Norte a Agadir no Sul. Neste trabalho compara-se a resiliência de diferentes espécies de eucaliptos plantados em diversos arboretos e a sua relação com ataques da broca do eucalipto. Os resultados revelam a existência de diferenças na adaptação das espécies de acordo com o seu biótopo e casca, que condicionam e influenciam a sua suscetibilidade e resistência aos ataques de P. semipunctata.

Palavras-chave : Eucaliptos; Phoracantha semipunctata Fabricius; Coleoptera; Cerambycidae; adaptação; Marrocos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )