SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALAspetos da Biologia e Morfologia da Anoxia (Mesanoxia) matutinalis ssp. matutinalis Castelnau, 1832 (Coleoptera, Melolonthidae), Praga nos Pinhais da Apúlia, Sul de ItáliaContribuição dos Fungos Simbiontes na Colonização do Sobreiro por Platypus cylindrus (Coleoptera: Platypodidae) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CIESLA, William M.; ERKANAT, Musa  e  AKESON, Cemal. Predição da Desfolha pela Processionária do Pinheiro Thaumetopoea wilkinsoni (Lepidoptera: Notodontidae, em Plantações Jovens de Pinus brutia no Norte do Chipre. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.79-88. ISSN 0870-6352.

Um novo método é apresentado para prever a severidade da desfolha causada pela processionária do Pinheiro Thaumetopoea wilkinsoni (Lepidoptera: Notodontidae) em plantações jovens (<2,5 m altura) de Pinus brutia. Este método é baseado na contagem de posturas ou lagartas jovens. A severidade da desfolha é expressa numa escala numérica com seis classes de intensidade, que foi adaptada de uma metodologia usada para descrever o nível de infestação por plantas parasitas do genus Arceuthobium em florestas de coníferas da América do Norte. Este sistema pode ser usado para selecionar uma de três opções de gestão desta praga: ausência de intervenção, remoção manual das colónias ou tratamento das mesmas com recurso a Bacillus thuringiensis.

Palavras-chave : Processionária dos pinheiros; Thaumetopoea wilkinsoni; desfolha; posturas; instares larvares; monitorização de praga.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )