SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALInsetos Australianos que Afetam Eucaliptos na TurquiaVoláteis de Pinheiro-Manso e Seleção do Hospedeiro pela Hilésina Tomicus destruens (Wollaston) (Coleoptera: Curculionidae, Scolytidae) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

BONIFACIO, Luis  e  SOUSA, Edmundo. Métodos para a Deteção Precoce das Infeções pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro nos Povoamentos de Pinheiro Bravo, em Portugal. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.49-60. ISSN 0870-6352.

Foram avaliados quatro técnicas como métodos para a deteção precoce da infecção de pinheiro bravo pelo nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), na zona afetada da península de Setúbal, em Portugal. A medição da resistência elétrica da madeira dos pinheiros apenas apresentou resultados significativamente diferentes entre os pinheiros saudáveis e os infetados quando estes já se encontravam com sintomas óbvios de declínio (copa consideravelmente amarelada). Os resultados obtidos das medições do fluxo de seiva, efetuadas em seis pinheiros previamente selecionados, foram inconclusivos porque nenhum dos pinheiros foi naturalmente infetado. A indução do fluxo de resina no tronco dos pinheiros, efetuada com um vazadouro com 14 cm de diâmetro a 1,30 m de altura, foi eficaz na deteção precoce de pinheiros infetados, em 99% das situações em que a produção foi nula. A cessação na produção de resina ocorreu cerca de mês e meio antes do pinheiro evidenciar sintomas de declínio, com mais de 25% das agulhas amarelas.

Palavras-chave : Doença do nemátodo da madeira do pinheiro; pinheiro-bravo; resinagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )