SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALAtaques de Chaetoptelius vestitus (Mulsant & Rey) (Coleoptera: Scolytidae) a Pistacia vera L. nas Planícies Ocidentais da Argélia (Tlemcen)Biologia e Controlo de Calomicrus apicalis, 1891 (Col.: Chrysomelidae, uma Nova Praga de Cedrus libani A. Rich na Turquia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

DURAND, N. et al. Variação da Suscetibilidade de Espécies de Eucalyptus spp. em Relação a Leptocybe invasa e Ophelimus maskelli (Hymenoptera: Eulophidae), Duas Espécies Galícolas Invasoras em Portugal. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.19-31. ISSN 0870-6352.

Leptocybe invasa (Fisher & LaSalle) e Ophelimus maskelli (Ashmead) são duas espécies invasoras, originárias da Austrália, que estão a disseminar-se pela Europa mediterrânica, África, Médio Oriente e Ásia. Leptocybe invasa provoca galhas típicas com forma de inchaço nas nervuras foliares, pecíolos e caules dos ramos de várias espécies de Eucalyptus, enquanto O. maskelli origina pequenas galhas redondas tanto na parte adaxial como abaxial da superfície das folhas. Com o objetivos de determinar as diferenças na susceptibilidade entre E. camaldulensis e E. globulus, duas espécies frequentes em Portugal, foram efetuadas amostragens no terreno direcionadas para detetar estas duas pragas. Foram encontradas diferenças na suscetibilidade para as duas espécies de eucaliptos, para uma população híbrida e para famílias de Eucalyptus globulus ssp. globulus. Os resultados demonstram uma variação de suscetibilidade inter e intra específica. Para compreender a variação intra-específica, traços físicos e químicos dos genótipos mais suscetíveis e resistentes foram adicionalmente analisados. A análise física da espessura das folhas de Eucalyptus e observações com MEV da superfície foliar não detetaram diferenças significativas entre genótipos suscetíveis e resistentes. No entanto, análises químicas por NIRS-fingerprint e extração de voláteis foliares por GC-MS permitiram detetar diferenças significativas entre genótipos.

Palavras-chave : Suscetibilidade vegetal; insetos galícolas; Eulophidae; Eucalyptus.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )