SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 númeroESPECIALA Entomofauna Sazonal do Pistácio do Atlas (Pistacia atlantica Desf.) nas Estepes do Centro da ArgéliaVariação da Suscetibilidade de Espécies de Eucalyptus spp. em Relação a Leptocybe invasa e Ophelimus maskelli (Hymenoptera: Eulophidae), Duas Espécies Galícolas Invasoras em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CHEBOUTI-MEZIOU, Nadjba; CHEBOUTI, Yahia  e  DOUMANDJI, Salaheddine. Ataques de Chaetoptelius vestitus (Mulsant & Rey) (Coleoptera: Scolytidae) a Pistacia vera L. nas Planícies Ocidentais da Argélia (Tlemcen). Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.Especial, pp.11-17. ISSN 0870-6352.

Constatou-se que os estragos causados por Chaetoptelius vestitus em pomares de Pistacia vera nas estepes semi-áridas localizadas a Este de Tlemcen resultam da atividade reprodutiva dos insetos fêmeas, enquanto realizam as suas posturas e perfuram os raminhos jovens com galerias maternais. A atividade deste inseto xilófago pode levar à queda precoce do fruto e a uma consequente diminuição na produção anual de pistáchio. Verificou-se que o mesmo inseto pode afetar várias árvores nos pomares. A prospeção e quantificação de galerias reprodutivas permitiram detetar uma relação forte entre a densidade de ataque e a dimensão média da galeria. Adicionalmente, constatou-se que a densidade de ataque variou de acordo com a exposição dos ramos na árvore.

Palavras-chave : Zona semi-árida; Chaetoptelius vestitus; Pistacia vera; galeria; densidade de ataque; exposição dos ramos.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )