SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Modelação e Simulação de OmnívoriaResposta Fisiológica de Pinus spp. nas Primeiras Horas após Infecção com Bursaphelenchus xylophilus (Nematoda: Aphelenchoididae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

SANTOS, Lourdes  e  TAVARES, Mário. O Banco de Sementes do Solo e as Modalidades de Instalação na Zona de Protecção do Pinhal Bravo das Dunas Litorais. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.85-98. ISSN 0870-6352.

Com base no prévio conhecimento do elenco florístico, na caracterização climática anual e no comportamento de povoamentos da Pinus pinaster Aiton existentes na zona de protecção da Mata Nacional de Leiria, quantifica-se o banco de sementes do solo e analisa-se a sua dinâmica. Diferenciam-se os comportamentos das sementes de espécies arbustivas e herbáceas não gramíneas e, nestes grupos, quantifica-se a germinabilidade. Analisa-se a permanência das sementes arbustivas no banco do solo e estabelecem-se as relações entre o comportamento germinativo das sementes em quatro modalidades de instalação de pinhal bravo - plantação com e sem corte do mato, sementeira e aproveitamento da regeneração natural -, e a profundidade a que se encontram no perfil nas duas mais marcantes épocas do ano (Primavera e Outono). A quantidade de sementes no banco é superior no Outono relativamente à Primavera e até 5 cm de profundidade, mas a vitalidade germinativa é superior na camada inferior até aos 8,5 cm. Predominam as herbáceas não gramíneas relativamente às arbustivas. As sementes de gramíneas são poucas e as de arbóreas residuais. Como era de esperar, o banco de solo é maior nas modalidades com vegetação mais densa e, nestas, também maior a taxa germinativa anual.

Palavras-chave : Banco de sementes do solo; dunas litorais; modalidades de instalação; pinhal bravo; parâmetros germinativos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )