SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Pressão de Vapor e Elevação do Ponto de Ebulição do Licor Negro do EucaliptoAlterações na Distribuição do Carbono em Diferentes Tipos de Floresta na Índia entre 1995-2005 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

MIRANDA, Ana Isabel et al. Qualidade do Ar e Exposição de Bombeiros ao Fumo em Fogos Florestais Experimentais. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.23-40. ISSN 0870-6352.

A poluição causada pelo fumo proveniente de fogos florestais pode afectar a saúde humana, em particular a do pessoal envolvido nas operações de combate ao fogo. Visando contribuir para o conhecimento científico sobre a exposição de bombeiros ao fumo durante fogos florestais, foram recolhidos dados de exposição individual ao monóxido de carbono, dióxido de azoto, compostos orgânicos voláteis e matéria particulada, no decorrer de queimas experimentais realizadas em 2008 na região centro de Portugal. O estudo incidiu sobre um grupo de dez bombeiros munidos de equipamentos portáteis de medição em contínuo dos níveis de exposição aos poluentes referidos. Os níveis medidos são muito elevados, excedendo os valores-limite de qualidade do ar impostos pela União Europeia para protecção da saúde humana e os valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde, o que aponta para a necessidade de definição e implementação de medidas de protecção respiratória dos bombeiros durante operações de combate a fogos florestais, para evitar a exposição a níveis susceptíveis de causarem danos na saúde.

Palavras-chave : Queimas experimentais; medição exposição; monóxido de carbono; partículas; saúde humana.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )