SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Relação entre as Características Morfológicas e a Qualidade da CortiçaQualidade do Ar e Exposição de Bombeiros ao Fumo em Fogos Florestais Experimentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Abel et al. Pressão de Vapor e Elevação do Ponto de Ebulição do Licor Negro do Eucalipto. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.13-22. ISSN 0870-6352.

Estudou-se o equilíbrio líquido-vapor e a elevação do ponto de ebulição do licor negro resultante do cozimento kraft de aparas de eucalipto, com teor de sólidos até 72% (em massa). Os licores foram preparados a partir de amostras recolhidas à saída da unidade de evaporadores de uma fábrica Portuguesa. Verificou-se que a elevação do ponto de ebulição dos licores negros é dependente da temperatura e pressão, e essa dependência é mais significativa para concentrações elevadas de sólidos. O calor de vaporização não varia muito com o teor de sólidos. Os valores da elevação do ponto de ebulição, para diferentes teores de sólidos a uma pressão fixa, foram correlacionados com os sólidos dissolvidos no licor negro. Para um valor próximo de 43% de teor de sólidos observou-se uma alteração no declive da elevação do ponto de ebulição em função do teor de sólidos dissolvidos.

Palavras-chave : Licor negro; pressão de vapor; elevação do ponto de ebulição; evaporação; eucalyptus.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )