SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Pressão de Vapor e Elevação do Ponto de Ebulição do Licor Negro do Eucalipto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PESTANA, Miguel; CARNEIRO, Luís; LOUSADA, José  e  SARDINHA, Raúl. Relação entre as Características Morfológicas e a Qualidade da Cortiça. Silva Lus. [online]. 2011, vol.19, n.1, pp.1-11. ISSN 0870-6352.

Com o presente trabalho pretende-se contribuir para um melhor conhecimento sobre a relação entre a qualidade e a morfologia da cortiça, visando-se conhecer quais as características morfológicas mais importantes na selecção das cortiças de qualidade. Prepararam-se as pranchas para a classificação qualitativa segundo o critério de pontuação, aplicado à cortiça retirada de 3 árvores em 3 locais distintos, a qual foi pontuada para cada característica morfológica da prancha de cortiça, usando a escala e pontuação descrita por CARVALHO (1992). Foi efectuada análise dos dados obtidos, recorrendo-se a métodos de taxonomia numérica. Os resultados deste trabalho permitem evidenciar que: · A utilização do critério de pontuação revelou ser capaz de fornecer informação suficiente para evidenciar as características morfológicas mais importantes na avaliação da qualidade das cortiças. · As cortiças de boa qualidade são caracterizadas por valores mais elevados da cor da barriga e valores baixos do acidentado geral do relevo da barriga, do tamanho e densidade das inclusões na massa da cortiça. · As cortiças de má qualidade têm como características morfológicas dominantes o tamanho e variação, agregação, densidade e distribuição das lentículas, o acidentado geral e relevo assim como o tamanho das incrustações da barriga. · A introdução de mais um parâmetro - densidade aparente (DA) -, na análise morfológica, em nada alterou o posicionamento da classificação.

Palavras-chave : Cortiça; qualidade; morfologia; análise multivariada.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )