SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 númeroESPECIALAvaliação das Potencialidades da Utilização de Dendrocronologia no Estudo dos Impactes Climáticos sobre a Fixação de Carbono no Estrato Arbóreo de Ecossistemas de Pinheiro-bravo no Nordeste de PortugalEvolução de Povoamentos Multi-Espécies na Serra da Lousã: Análise da Diversidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

RODRIGUES, Mónica Alexandra; LOPES, Domingos Manuel  e  LEITE, Solange Mendonça. Tendências Passadas do Clima em Trás-os-Montes na Predição de Impactos Futuros na Fixação de Carbono de Povoamentos Mistos de Quercus pyrenaica e Pinus pinaster. Silva Lus. [online]. 2010, vol.18, n.Especial, pp.65-78. ISSN 0870-6352.

A produtividade primária líquida (PPL) é uma variável importante que permite a monitorização da fixação de carbono atmosférico pelos ecossistemas florestais. Esta monitorização reveste-se de crescente importância face aos pressupostos estipulados pelo Protocolo de Quioto. Uma das formas possíveis para estimar uma variável consiste em recorrer a modelos ecofisiológicos tais como o Forest-BGC, modelo a que se recorreu neste estudo. Numa primeira fase, é feita a análise climática da região de Trás-os-Montes durante as últimas décadas. Numa segunda fase, estas tendências foram usadas para avaliar cenários de impacto da mudança do clima na produtividade primária líquida dos ecossistemas florestais na área em estudo. Para a parametrização e validação do modelo Forest-BGC, este estudo baseou-se na selecção de algumas parcelas, cada uma delas com 500 m2. Estas parcelas estão integradas no Inventário Florestal Nacional de 2006, localizadas em vários Concelhos do distrito de Vila Real: Montalegre, Chaves, Valpaços, Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Murça, Mondim de Basto, Alijó, Sabrosa e Vila Real. Para as avaliações de biomassa, utilizámos, 46 parcelas de amostragem (19 de Pinus pinaster, 17 de Quercus pyrenaica e 10 de Quercus pyrenaica com Pinus pinaster). Estas conclusões verificaram-se para ambas as espécies em análise (Pinus pinaster e Quercus pyrenaica). Esta análise das espécies seleccionadas permitiu constatar que, enquanto para a PPL da copa e da raiz, e em termos quase genéricos, não se verificam diferenças significativas, o mesmo não se passa para o tronco. Assim, no caso da PPL do tronco, um aumento da temperatura conduz a um aumento na capacidade de fixação do povoamento. Das espécies em estudo, a Pinus pinaster, é a que apresenta maiores valores de PPL e portanto, é a espécie que fixa maior quantidade de carbono.

Palavras-chave : PPL; mudanças de clima; carbono; Forest-BGC; Pinus pinaster; Quercus pyrenaica.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )