SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Modelo de Crescimento para Árvores em Povoamentos Juvenis de Sobreiro em PortugalTeor de Lignina em Plantas de Eucalyptus urophylla S. T. Blake Tratadas com Fitorreguladores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PEREIRA, Paulo; UBEDA, Xavier  e  MARTIN, Deborah. Aplicação de uma Análise de Clusters na Relação entre as Temperaturas de Fogo e Libertação de Solutos em algumas Espécies Mediterrâneas. Silva Lus. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp.39-50. ISSN 0870-6352.

O objectivo deste trabalho é a aplicação de uma análise de clusters no estudo do comportamento e variabilidade da libertação de solutos, Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Alumínio (Al), Magnésio (Mn), Ferro (Fe), Zinco (Zn), Sílica (SiO2) Pentóxido de Fósforo (P2O5) pH e condutividade eléctrica (EC) das cinzas geradas da manta morta de três espécies mediterrâneas Quercus suber (QS), Quercus robur (QR) e Pinus pinea (PP), ao longo de um gradiente de temperatura (150º, 200º, 250º, 300º, 350º, 400º, 450º, 500º e 550ºC) em ambiente de laboratório. Os resultados demonstram que a relação entre as temperaturas é diferente em cada espécie. Três grupos foram identificados em cada dendograma, apesar das temperaturas que os compõem serem diferentes de espécie para espécie, o primeiro de impacto reduzido, o segundo de médio e o terceiro de elevado. As temperaturas apresentam um impacte mais variável na manta morta do PP e menor na do QS. Verifica-se que o impacto e a variabilidade na composição das soluções produzidas começa a ser mais substancial e heterogéneo a partir de 400ºC no QS e 350ºC no QR e PP particularmente evidente na última espécie. Esta variabilidade de comportamento entre as temperaturas de exposição e entre espécies, poderá ter implicações nos impactos das queimas prescritas e incêndios na qualidade da água, que tendem a ser mais elevadas e heterogéneas com o aumento da temperatura de exposição.

Palavras-chave : Solutos; pH; condutividade eléctrica; CaCO3; Quercus suber; Quercus robur; Pinus pinea.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )