SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A Indústria e o Comércio da Cortiça em Portugal Durante o Século XXAplicação de uma Análise de Clusters na Relação entre as Temperaturas de Fogo e Libertação de Solutos em algumas Espécies Mediterrâneas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PAULO, Joana A.  e  TOME, Margarida. Modelo de Crescimento para Árvores em Povoamentos Juvenis de Sobreiro em Portugal. Silva Lus. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp.27-38. ISSN 0870-6352.

A fase juvenil e adulta no sobreiro distinguem-se entre si pela existência de descortiçamentos periódicos no fuste e nas pernadas ao longo da fase adulta. Este facto obriga ao uso do diâmetro sem cortiça na fase adulta, enquanto o diâmetro com cortiça é a variável natural em estudos de crescimento e produção realizados em povoamentos jovens. As diferenças entre as duas fases justificam o desenvolvimento de diferentes modelos para cada uma. O objectivo deste trabalho é desenvolver um modelo de crescimento e produção da árvore individual para povoamentos juvenis de sobreiro, para aplicação geral na área de distribuição do sobreiro em Portugal. Os módulos mais importantes deste modelo de crescimento foram desenvolvidos com dados recolhidos num grande número de árvores em fase juvenil, de um conjunto de parcelas distribuídas pelo Sul de Portugal. Estes módulos são: um modelo de crescimento em diâmetro para a árvore, uma curva hipsométrica e um modelo para a predição do diâmetro da copa.

Palavras-chave : Quercus suber L.; modelo de crescimento e produção.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )