SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Biologia do Monochamus galloprovincialis (Coleoptera, Carambycidae) na Região Afectada pelo Nemátodo da Madeira do Pinheiro em PortugalAtributos Morfológicos dos Sistemas Radiculares e do Crescimento de Plântulas de Três Espécies de Pistacia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

OLIVEIRA, Hélène; RODRIGUES, Abel; CASQUILHO, Miguel  e  BORDADO, João. Impacto do Ataque do Nemátodo da Madeira de Pinheiro na Aptidão Tecnológica como Madeira Maciça. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.2, pp.149-173. ISSN 0870-6352.

Pretendeu-se, com o presente trabalho, avaliar a influência do ataque do nemátodo da madeira de pinheiro (NMP) bravo (Pinus pinaster Ait.) na sua aptidão tecnológica como madeira maciça, por via da caracterização mecânica de provetes, obtidos a partir de lotes de madeira comercial sujeitos a secagem em estufa, com e sem sintomatologia de ataque. A utilidade do trabalho decorre da importância económica do pinheiro bravo em Portugal e do recente surto do ataque no País. Foram estudadas propriedades físicas e mecânicas, nomeadamente densidade; flexão estática; resistência à compressão axial e módulo de elasticidade de flexão estática. Os resultados foram discutidos em função da sintomatologia de ataque de nemátodo, da densidade e do número de anéis de crescimento por comprimento radial unitário (cm). Os resultados foram analisados por via estatística em termos de análise de variância multivariada, correlação entre variáveis e regressão linear. Verificou-se que, com a presença de sintomatologia, diminuíram a densidade e as tensões de ruptura à compressão axial e flexão estática, sucedendo que tal diminuição não foi suficiente para comprometer a aptidão tecnológica da madeira. Constatou-se igualmente serem as tensões de ruptura à compressão axial e à flexão estática, em conjugação com o número de anéis de crescimento por cm, os indicadores mais favoráveis da ocorrência de sintomatologia de ataque.

Palavras-chave : Propriedades mecânicas; nemátodo; pinheiro bravo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )