SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 númeroESPECIALMetodologia para Determinação da Área a Partir da qual a Implementação de Planos de Gestão Florestal Origina Ganhos PositivosAlterações de Composição e Estrutura dos Povoamentos Florestais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

GONCALVES, Ana Cristina; DIAS, Susana Saraiva  e  FERREIRA, Alfredo Gonçalves. Definição de Modelos de Silvicultura à Escala dos Planos de Ordenamento Florestal. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.97-110. ISSN 0870-6352.

O modelo geral de silvicultura tem como fim consubstanciar os objectivos de produção a partir da definição de um conjunto de técnicas a adoptar na gestão dos povoamentos florestais. Os modelos de silvicultura foram inicialmente desenvolvidos à escala do povoamento, tendo-se posteriormente desenvolvido métodos e técnicas para a gestão florestal à escala da unidade de gestão. O desenvolvimento de modelos gerais de silvicultura à escala do planeamento regional traz novos desafios, dado que tem que haver uma maior abstracção em relação à sequência das diversas operações de gestão. Por outro lado, os modelos de silvicultura foram inicialmente desenvolvidos para povoamentos puros regulares, aparecendo mais tarde os modelos para os povoamentos irregulares e mistos. Há ainda a acrescentar que a tendência actual dos sistemas florestais é de uma gestão multifuncional, havendo por isso que introduzir as questões relacionadas com as várias produções presentes no sistema e que seja flexível de modo a acompanhar não só o desenvolvimento dos indivíduos que os compõem como acompanhar as flutuações de mercado.

Palavras-chave : modelo de silvicultura; escala; multifuncional; gestão; flexibilidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )