SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issueESPECIALMethodology for the Determination of the Minimum Area Above Which the Management Forest Plans Originate Positive GainsChanges in Composition and Structure of the Forest Stands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

GONCALVES, Ana Cristina; DIAS, Susana Saraiva  and  FERREIRA, Alfredo Gonçalves. Definição de Modelos de Silvicultura à Escala dos Planos de Ordenamento Florestal. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.97-110. ISSN 0870-6352.

O modelo geral de silvicultura tem como fim consubstanciar os objectivos de produção a partir da definição de um conjunto de técnicas a adoptar na gestão dos povoamentos florestais. Os modelos de silvicultura foram inicialmente desenvolvidos à escala do povoamento, tendo-se posteriormente desenvolvido métodos e técnicas para a gestão florestal à escala da unidade de gestão. O desenvolvimento de modelos gerais de silvicultura à escala do planeamento regional traz novos desafios, dado que tem que haver uma maior abstracção em relação à sequência das diversas operações de gestão. Por outro lado, os modelos de silvicultura foram inicialmente desenvolvidos para povoamentos puros regulares, aparecendo mais tarde os modelos para os povoamentos irregulares e mistos. Há ainda a acrescentar que a tendência actual dos sistemas florestais é de uma gestão multifuncional, havendo por isso que introduzir as questões relacionadas com as várias produções presentes no sistema e que seja flexível de modo a acompanhar não só o desenvolvimento dos indivíduos que os compõem como acompanhar as flutuações de mercado.

Keywords : modelo de silvicultura; escala; multifuncional; gestão; flexibilidade.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )