SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 númeroESPECIALDesenvolvimento de Metodologias para a Identificação de Áreas Passíveis de FlorestaçãoDefinição de Modelos de Silvicultura à Escala dos Planos de Ordenamento Florestal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

PINHEIRO, António Cipriano; FERREIRA, Alfredo Gonçalves  e  GONCALVES, Ana Cristina. Metodologia para Determinação da Área a Partir da qual a Implementação de Planos de Gestão Florestal Origina Ganhos Positivos. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.89-96. ISSN 0870-6352.

Um dos objectivos dos Planos Regionais de Ordenamento Florestais é a definição da área mínima das explorações com obrigatoriedade de basearem a sua actuação em Planos de Gestão Florestal, elaborados de acordo com as regras definidas pelo Decreto-Lei nº 205/99 de 9 de Junho. A utilização de planos de gestão florestal é já uma realidade em parte da área florestal do Alentejo. A opção por este tipo de instrumento de apoio à gestão foi tomada na sua maioria por explorações em que a dimensão e a complexidade convergem. São exemplo algumas das explorações agro-florestais em que os efeitos das economias de escala se fazem sentir. A não massificação da utilização deste tipo de instrumento de apoio à gestão advém essencialmente do mesmo resultar em ganhos marginais nulos ou mesmo negativos quando se está num patamar inferior de dimensão ou de complexidade. De modo a definir de uma forma adequada, a área mínima a partir da qual será benéfico para uma exploração florestal adoptar um procedimento de gestão baseado num Plano de Gestão Florestal, realizou-se uma análise tendo por base o nível do rendimento fundiário e empresarial.

Palavras-chave : PGF; área mínima; análise de rendimento; instrumento de apoio; gestão.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )