SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issueESPECIALDevelopment of Methodologies for the Identification of Areas to be ForestedDefinition of Sylvicultural Models at the Forest Planning Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

PINHEIRO, António Cipriano; FERREIRA, Alfredo Gonçalves  and  GONCALVES, Ana Cristina. Metodologia para Determinação da Área a Partir da qual a Implementação de Planos de Gestão Florestal Origina Ganhos Positivos. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.89-96. ISSN 0870-6352.

Um dos objectivos dos Planos Regionais de Ordenamento Florestais é a definição da área mínima das explorações com obrigatoriedade de basearem a sua actuação em Planos de Gestão Florestal, elaborados de acordo com as regras definidas pelo Decreto-Lei nº 205/99 de 9 de Junho. A utilização de planos de gestão florestal é já uma realidade em parte da área florestal do Alentejo. A opção por este tipo de instrumento de apoio à gestão foi tomada na sua maioria por explorações em que a dimensão e a complexidade convergem. São exemplo algumas das explorações agro-florestais em que os efeitos das economias de escala se fazem sentir. A não massificação da utilização deste tipo de instrumento de apoio à gestão advém essencialmente do mesmo resultar em ganhos marginais nulos ou mesmo negativos quando se está num patamar inferior de dimensão ou de complexidade. De modo a definir de uma forma adequada, a área mínima a partir da qual será benéfico para uma exploração florestal adoptar um procedimento de gestão baseado num Plano de Gestão Florestal, realizou-se uma análise tendo por base o nível do rendimento fundiário e empresarial.

Keywords : PGF; área mínima; análise de rendimento; instrumento de apoio; gestão.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )