SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 númeroESPECIALAvaliação da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais em Função da ErosãoDesenvolvimento de Metodologias para a Identificação de Áreas Passíveis de Florestação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Alfredo Gonçalves; GONCALVES, Ana Cristina  e  DIAS, Susana Saraiva. Desenvolvimento de uma Abordagem para a Definição de Funcionalidades a Privilegiar por Zona Homogénea. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.69-77. ISSN 0870-6352.

No âmbito dos planos regionais de ordenamento florestal foram identificadas zonas homogéneas, com base nas unidades de paisagem definidas por >Abreu et al. (2004), tendo a sua homogeneidade sido confirmada em função das zonas ecológicas de ALBUQUERQUE (1954), da altimetria e forma de relevo, da litologia e das características diagnóstico do solo. Em cada uma destas zonas foram hierarquizadas cinco funcionalidades atribuídas aos espaços florestais; produção, silvopastorícia e caça, protecção, conservação e recreio. A metodologia de hierarquização das funcionalidades por zona homogénea teve como base um algoritmo, de base estatística, que toma como parâmetros, para cada zona homogénea, a área ocupada, a média e o desvio padrão do valor de cada funcionalidade e o produto da média pela área. As diferentes funcionalidades coexistem no mesmo território revelando complementaridade, contribuindo assim, para a sustentabilidade dos sistemas de multi-benefício, onde preponderam espécies mediterrânicas.

Palavras-chave : paisagem; funcionalidades; zonas homogéneas; hierarquização.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )