SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issueESPECIALSustainability Evaluation in Forest Systems as Function of ErosionDevelopment of Methodologies for the Identification of Areas to be Forested author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FERREIRA, Alfredo Gonçalves; GONCALVES, Ana Cristina  and  DIAS, Susana Saraiva. Desenvolvimento de uma Abordagem para a Definição de Funcionalidades a Privilegiar por Zona Homogénea. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.69-77. ISSN 0870-6352.

No âmbito dos planos regionais de ordenamento florestal foram identificadas zonas homogéneas, com base nas unidades de paisagem definidas por >Abreu et al. (2004), tendo a sua homogeneidade sido confirmada em função das zonas ecológicas de ALBUQUERQUE (1954), da altimetria e forma de relevo, da litologia e das características diagnóstico do solo. Em cada uma destas zonas foram hierarquizadas cinco funcionalidades atribuídas aos espaços florestais; produção, silvopastorícia e caça, protecção, conservação e recreio. A metodologia de hierarquização das funcionalidades por zona homogénea teve como base um algoritmo, de base estatística, que toma como parâmetros, para cada zona homogénea, a área ocupada, a média e o desvio padrão do valor de cada funcionalidade e o produto da média pela área. As diferentes funcionalidades coexistem no mesmo território revelando complementaridade, contribuindo assim, para a sustentabilidade dos sistemas de multi-benefício, onde preponderam espécies mediterrânicas.

Keywords : paisagem; funcionalidades; zonas homogéneas; hierarquização.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )