SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 númeroESPECIALAvaliação do Potencial de Actividades em Sistemas de Uso Múltiplo: Aptidão ForrageiraDesenvolvimento de uma Abordagem para a Definição de Funcionalidades a Privilegiar por Zona Homogénea índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

FERREIRA, Alfredo Gonçalves; GONCALVES, Ana Cristina  e  DIAS, Susana Saraiva. Avaliação da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais em Função da Erosão. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.55-67. ISSN 0870-6352.

A sustentabilidade de um sistema depende em primeira análise da sua capacidade de não ultrapassar a resiliência de qualquer dos elementos que o compõem. Assim, o risco de erosão, a susceptibilidade e a tolerância à perda de solo aferem a sua resiliência aos factores externos, sendo uma medida da manutenção do potencial produtivo do sistema. Com base na Equação Universal de Perda de Solo foi desenvolvido um modelo de risco de erosão, que posteriormente foi implementado tendo em conta a tolerância à perda de solo, de acordo com a metodologia da FAO, que considera a profundidade do solo e as características do material originário, integrando a informação ao nível de um sistema de informação geográfica. Este trabalho deu origem ao desenvolvimento de uma metodologia de aferição da sustentabilidade do sistema florestal em função das características do solo e do coberto florestal. Assim, foi possível avaliar a manutenção do potencial produtivo dos sistemas florestais.

Palavras-chave : sustentabilidade; sistema florestal; características do solo; risco de erosão; resiliência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )