SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issueESPECIALEvaluation of the Potential Activities in Multiple-Use Systems: Forage CapacityDevelopment of a Framework for the Definition of Functionalities to Consider per Homogeneous Zone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Silva Lusitana

Print version ISSN 0870-6352

Abstract

FERREIRA, Alfredo Gonçalves; GONCALVES, Ana Cristina  and  DIAS, Susana Saraiva. Avaliação da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais em Função da Erosão. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.55-67. ISSN 0870-6352.

A sustentabilidade de um sistema depende em primeira análise da sua capacidade de não ultrapassar a resiliência de qualquer dos elementos que o compõem. Assim, o risco de erosão, a susceptibilidade e a tolerância à perda de solo aferem a sua resiliência aos factores externos, sendo uma medida da manutenção do potencial produtivo do sistema. Com base na Equação Universal de Perda de Solo foi desenvolvido um modelo de risco de erosão, que posteriormente foi implementado tendo em conta a tolerância à perda de solo, de acordo com a metodologia da FAO, que considera a profundidade do solo e as características do material originário, integrando a informação ao nível de um sistema de informação geográfica. Este trabalho deu origem ao desenvolvimento de uma metodologia de aferição da sustentabilidade do sistema florestal em função das características do solo e do coberto florestal. Assim, foi possível avaliar a manutenção do potencial produtivo dos sistemas florestais.

Keywords : sustentabilidade; sistema florestal; características do solo; risco de erosão; resiliência.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )