SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 númeroESPECIALDefinição de Zonas de Aptidão para Espécies Florestais com Base em Características Edafo-ClimáticasAvaliação da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais em Função da Erosão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

ALPENDRE, Pedro; GONCALVES, Ana Cristina; FERREIRA, Alfredo Gonçalves  e  DIAS, Susana Saraiva. Avaliação do Potencial de Actividades em Sistemas de Uso Múltiplo: Aptidão Forrageira. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.Especial, pp.37-54. ISSN 0870-6352.

Os sistemas de uso múltiplo caracterizam-se pela presença de várias culturas que coincidem temporal e espacialmente numa unidade de gestão. Estas culturas apresentam características próprias e produções variadas, com arranjos espaciais e temporais diversos. No Alentejo os sistemas mais representativos, em termos de área, são os montados, sistemas agro-silvo-pastoris, caracterizados por três componentes principais, a floresta, a agricultura e a pastorícia, e pelas inter-relações que se desenvolvem entre elas. Nestes sistemas a componente pastorícia e, consequentemente, a pastagem é uma actividade fundamental para a manutenção do sistema. Este estudo teve como objectivo o desenvolvimento de uma metodologia de definição da aptidão forrageira do montado, em função dos solos e do coberto florestal. A utilização de processos de análise espacial, em sistemas de informação geográfica (SIG), permitiu desenvolver uma metodologia inovadora, constituindo uma ferramenta de avaliação e operacionalização da informação.

Palavras-chave : aptidão forrageira; solos; coberto florestal; SIG; ferramenta de avaliação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )