SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Gestão de Terras Áridas Combatendo a Desertificação com o Desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

EVARISTO, Isabel; TENREIRO, Rogério  e  COSTA, Rita. Caracterização de Parâmetros Biométricos e de Ácidos Gordos em Pinhões de Populações Portuguesas de Pinus pinea L.. Silva Lus. [online]. 2008, vol.16, n.1, pp.1-19. ISSN 0870-6352.

Este estudo segue-se ao artigo já publicado intitulado "Caracterização de genótipos seleccionados de pinheiro manso para o controlo da qualidade do pinhão" e pretende ser uma contribuição para valorizar e proteger o pinhão de Alcácer do Sal, de modo a permitir a criação de uma Região de Denominação de Origem Protegida (DOP). Avaliou-se a variabilidade de 14 parâmetros morfológicos nas pinhas e sementes de pinheiro manso, em quatro povoamentos na principal Região de Proveniência de modo a encontrar correlações que nos permitam seleccionar de forma expedita as características a melhorar. A Quinta do Sousa e a herdade de Monte Novo apresentaram potencial genético mais elevado. Nos mesmos povoamentos, determinámos o teor de gordura e de ácidos gordos com a finalidade de seleccionar clones a utilizar em futuros programas de plantações. Os resultados confirmaram que o pinhão apresenta teores elevados de gordura (43%), teores baixos em ácidos saturados (11%) e teores elevados em ácidos gordos polinsaturados (48%). Os ácidos gordos com valores mais elevados foram o linoleico e o oleico, que em conjunto apresentaram teores de 84% em relação ao total de ácidos gordos.

Palavras-chave : Pinheiro manso; parâmetros morfológicos; pinhas; sementes; ácidos gordos.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )