SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Controlo de Invasoras Lenhosas no Parque Ecológico do Funchal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

DUARTE, Maria Cristina; AGUIAR, Francisca Constança; FERREIRA, Maria Teresa  e  ALBUQUERQUE, António. Pode a Vegetação das Galerias Ribeirinhas Reflectir as Perturbações Resultantes da Actividade Humana? . Silva Lus. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp.257-276. ISSN 0870-6352.

Neste trabalho exploram-se as relações entre atributos específicos (e.g. ciclo de vida, hábito, tipo de dispersão), atributos das comunidades vegetais (e.g. riqueza florística, número de estratos) e perturbações antrópicas em cursos de água do tipo mediterrânico. Realizaram-se 205 inventários, no Centro e Sul de Portugal, tendo-se estimado variáveis relacionadas com a perturbação do sistema fluvial, utilizando uma escala de cinco classes (sem alterações significativas a fortemente alteradas). Usaram-se atributos taxonómicos, funcionais e biológicos das espécies presentes em cada local, assim como atributos das comunidades considerados como possíveis indicadores da sua estrutura e naturalidade. As relações entre atributos e variáveis de perturbação foram analisadas usando os coeficientes de correlação de Spearman. Em geral, o ciclo de vida, tipo de reprodução vegetativa, classe taxonómica e consistência foram os atributos das espécies mais reactivos à perturbação. As componentes nativa e exótica da flora apresentaram, geralmente, respostas opostas à perturbação, excepto no caso da conectividade; regime hidrológico, acidificação/toxicidade, input de nutrientes, morfologia do sistema fluvial, qualidade global do habitat e impacto do uso do solo afectaram positivamente a componente exótica e negativamente a nativa. Os resultados apontam para o potencial dos atributos das espécies e das comunidades na bioavaliação da integridade dos ecossistemas ripícolas.

Palavras-chave : atributos específicos; atributos comunitários; espécies exóticas; flora; rios; Centro e Sul de Portugal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )