SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Micropropagação de uma Espécie Autóctone de Porto Santo como Estratégia de Combate à Desertificação: Exemplo da Oliveira-BravaPode a Vegetação das Galerias Ribeirinhas Reflectir as Perturbações Resultantes da Actividade Humana? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

SANTOS, António Rodrigues  e  MONTEIRO, Ana. Controlo de Invasoras Lenhosas no Parque Ecológico do Funchal . Silva Lus. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp.249-255. ISSN 0870-6352.

As espécies Acacia dealbata, Acacia melanoxylon e Eucalyptus globulus alcançaram o estatuto de invasoras no Parque Ecológico do Funchal. Apresentam-se os resultados de estudos de eficácia de herbicidas sistémicos contra aquelas invasoras integrados num programa alargado de gestão do Parque. Os herbicidas foram aplicados por pincelagem, após o corte do tronco, nas concentrações de 360, 180 e 90 g e.a. L-1 de glifosato, 480, 240 e 120 g s.a. L-1 de triclopir e 2,5 g s.a. L-1 de metsulfurão-metilo. Um ano após a aplicação, o glifosato foi a substância activa que apresentou melhor eficácia em qualquer das três invasoras, seguido do triclopir e do metsulfurão-metilo. Com base na eficácia, custos de tratamento, risco para o meio ambiente e para o aplicador, a concentração de 90 g e.a. L-1 de glifosato foi considerada a mais indicada.

Palavras-chave : Acacia dealbata; Acacia melanoxylon; Eucalyptus globulus; herbicidas.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )