SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Caracterização Molecular de Genótipos Seleccionados de Pinheiro Manso para o Controlo da Qualidade do PinhãoEfeito da Competição de Ervas Daninhas, da Época e Profundidade da Sementeira sobre Plantas Jovens de Pistacia atlantica num Viveiro Mediterrânico no Irão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

STANKOVA, Tatiana  e  ZLATANOV, Tzvetan. Verificação de um Modelo de Diagrama de Controlo de Densidade do Povoamento para Pinheiro Larício (Pinus nigra Arn.) em Plantações na Bulgária . Silva Lus. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp.171-188. ISSN 0870-6352.

O Diagrama de Controlo de Densidade do Povoamento (DCDP) é um modelo de povoamento cujo principal objectivo é desenvolver esquemas de controlo da densidade, de acordo com o objectivo de gestão. Uma das suas aplicações principais é a avaliação dos parâmetros de crescimento do povoamento em qualquer momento da sua vida. O presente estudo tem como objectivo principal testar um modelo de DCDP desenvolvido para plantações de Pinus nigra Arn. na Bulgária, por comparação com um conjunto representativo de dados de validação e ilustrar as possibilidades da sua aplicação na estimação da densidade, diâmetro médio à altura do peito e volume em pé. As curvas equivalentes de diâmetro médio demonstraram ser boas preditoras para todos os parâmetros de crescimento estudados, tendo apresentado erros relativos mais pequenos do que as curvas equivalentes de altura. Um resultado com interesse prático é a ausência de diferenças significativas entre os valores das estimativas dos parâmetros obtidos pelo método directo (medição da altura dominante) e pelo método indirecto (altura dominante estimada). De todos os seis métodos testados para avaliação do volume em pé, o método das curvas equivalentes de diâmetro médio, baseadas na determinação experimental da área basal e da altura dominante apresentou a melhor prestação. O modelo proposto (DCDP) evita algumas desvantagens dos modelos de crescimento e produção existentes e fornece uma ferramenta fiável para a estimação dos parâmetros de crescimento do povoamento.

Palavras-chave : parâmetros de crescimento; altura média; altura dominante; modelos de produção; modelos de povoamento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )