SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Destilação por Vapor de Água de Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) de PortugalA Dinâmica Estocástica para Povoamentos Puros Auto-Desbastados: Uma Inquirição Simulatória índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

LIMA, João Pedroso de; SIMOES, Nuno; REDONDO, Javier  e  LIMA, Isabel Pedroso de. Estudo Laboratorial do Deslocamento de Sementes de Pinus pinea, Pinus pinaster e Grevillea sp. sob Acção de Chuva Simulada. Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.2, pp.219-226. ISSN 0870-6352.

Uma das soluções para combater a erosão do solo é a reflorestação. No entanto, as sementeiras efectuadas em terrenos com declives elevados podem deparar-se com o problema de arrastamento das sementes pelo escoamento superficial. Neste trabalho apresentam-se resultados laboratoriais relativos ao estudo do movimento de sementes de Pinus pinea, Pinus pinaster e Grevillea sp., sobre solo nu, utilizando um simulador de chuva e um canal de terra. Para uma dada chuvada, com intensidade constante no tempo, mediram-se os deslocamentos das sementes para declives do canal de 10, 20 e 30%. Os resultados mostram uma estreita relação entre a distância percorrida pelas sementes e características físicas das sementes estudadas (e.g. peso da semente), bem como entre essa distância e o declive do solo.

Palavras-chave : sementes; reflorestação; escoamento superficial; simulador de chuva.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )