SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Qualidade da Secagem de Eucalyptus grandis Mediante Vaporização Simultânea em Toros e em Madeira SerradaDestilação por Vapor de Água de Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) de Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

GOMES, Helena; RIBEIRO, Alexandra B.  e  LOBO, Vitor. Optimização da Localização de Unidades de Remediação de Resíduos de Madeira Tratada. Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.2, pp.181-202. ISSN 0870-6352.

O principal objectivo deste trabalho consiste em optimizar a localização de unidades de remediação de resíduos de madeira preservada, de forma a assegurar-lhes uma gestão adequada e a minimizar os custos. Prevêem-se aumentos significativos neste fluxo de resíduos nas próximas décadas, sendo que dezenas de milhares de m3 gerados anualmente em Portugal terão de ter um destino adequado. A reciclagem destes resíduos apenas deverá ser realizada após a sua remediação, pelo que o planeamento e optimização da localização de unidades de tratamento assumem uma grande importância. O modelo de localização foi implementado com base em informação georreferenciada, utilizando Sistemas de Informação Geográfica (ArcGIS 8.2 © ESRI) e informação georreferenciada sobre o uso do solo e os resultados do inquérito enviado às indústrias de preservação de madeira. Foram testados dois métodos diferentes de análise de clusters (Self-Organizing Maps e K-means), em diferentes condições, para resolver este problema de localização. As soluções obtidas com os dois métodos fazem sentido e podem ser utilizadas para decidir a localização das unidades de remediação. Enquanto que o SOM obteve resultados mais robustos e reprodutíveis, em tempos computacionais mais longos, o K-means obteve melhores soluções, apesar da maior variância e dispersão geográfica.

Palavras-chave : resíduos de madeira preservada com CCA; modelos de localização; Self-Organizing Maps; K-means; optimização.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )