SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Factores Edafo-Ambientais Associados ao Declínio de Quercus suber em Portugal: Tentativa de Identificação e Dificuldades EncontradasOptimização da Localização de Unidades de Remediação de Resíduos de Madeira Tratada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

CALONEGO, Fred W.; SEVERO, Elias T. D.; CONEGLIAN, Ademilson  e  BARREIROS, Ricardo M.. Qualidade da Secagem de Eucalyptus grandis Mediante Vaporização Simultânea em Toros e em Madeira Serrada. Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.2, pp.169-180. ISSN 0870-6352.

No presente estudo foi avaliada a combinação das técnicas de vaporização em toros e a vaporização preliminar à secagem para a melhoria da qualidade da madeira serrada de Eucalyptus grandis. Para tanto, foram utilizados toros com diâmetros de 20 a <25, 25 a <30 e 30 a <35 cm, procedentes do Horto Florestal de Mandurí, SP, Brasil. Parte dos toros foi vaporizada a 90ºC durante 20 horas. Posteriormente, todos os toros (controle e vaporizados) foram serrados pelo sistema de corte tangencial e depois pré-vaporizados a 90ºC durante 3 horas após 1 hora de aquecimento inicial. Todo o material foi seco em secador convencional e avaliaram-se os defeitos de secagem. Os resultados mostram que a vaporização de toros combinada com a pré-vaporização da madeira serrada promoveu: (1) a diminuição da ocorrência de tábuas com defeitos fortes nas três classes de diâmetro de toros; (2) a diminuição significativa do índice médio de defeitos de secagem nas tábuas retiradas das três classes de diâmetro de toros.

Palavras-chave : pré-vaporização de madeira serrada; vaporização de toros; Eucalyptus grandis; secagem de madeira.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )