SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Curvas de Classes de Qualidade da Estação para Povoamentos de Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) Willd.O Problema do Odor a Mofo nas Rolhas de Cortiça e Processos para a sua Redução/Eliminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Resumo

NUNES, Luisa et al. Alterações nas Comunidades de Coleópteros Carabídeos após Fogo Controlado e o Uso destes Insectos como Potenciais Bio-Indicadores na Avaliação dos Efeitos do Fogo em Regiões Mediterrânicas . Silva Lus. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp.85-100. ISSN 0870-6352.

Este estudo investiga os efeitos do fogo controlado em comunidades de coleópteros carabideos em dois habitats distintos, um povoamento de pinheiro bravo no norte de Portugal e uma zona de matos na região central. Ambos os locais foram sujeitos a queima em 1998. Estes dois ecossistemas eram muito distintos em termos de composição e estrutura vegetal. As espécies de zonas mais áridas dominaram após o fogo na região de matos enquanto que no povoamento de pinheiro bravo a composição da comunidade de carabídeos foi menos consistente. Algumas espécies e subespécies como Chrysocarabus lateralis, Petrophilus brevipennis sousai, Macrothorax rugosus celtiberus and Steropus globosus ebenus poderão eventualmente ser consideradas como indicadores das condições pós-fogo em ecossitemas mediterrânicos.

Palavras-chave : Carabídios; fogo controlado; ecossistemas mediterrânicos; Portugal.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )